Usabilidade: Menos é mais
Por Rodrigo R. Neto | Na categoria Criando um Blog | Em 22-11-2009
Tags:blog, blogosfera, erros, Ferramentas, publicidade, usabilidade, widgets
3
Uma atitude muito comum à maioria dos blogueiros iniciantes, e também a muitos blogueiros veteranos, é a de encher a página inicial do blog com tudo o que puderem, tornando sua usabilidade péssima.
Veja alguns exemplos de recursos que podem prejudicar seu blog:
Excesso de widgets
Os widgets são ferramentas adicionais que podem ser instaladas em blogs e sites geralmente de forma muito simples e que podem desempenhar várias funções, como por exemplo, um relógio analógico, uma lista de visitantes, joguinhos online, sistema de chat, leitor de RSS, calendário, visualização de fotos, player de música, etc.
O excesso de widgets no blog tornará seu carregamento muito lento e, em muitos casos, poderá travá-lo completamente.
Os widgets podem ser muito úteis e funcionais em seu blog, desde que sejam usados de forma moderada. Se você pretende instalar widgets no seu blog, pense bem se eles realmente serão úteis principalmente para seus leitores.
Gifs animados
Muito usados nos primórdios da internet, estas pragas “psicodélicas” continuam sobrevivendo. Agora os gifs animados são mais elaborados, cheios de brilho e efeitos, ficaram mais “cutes”, mas continuam sendo um recurso gráfico de extremo mal gosto. Fuja deles, não caia na tentação de usá-los.
Música automática
Funciona assim:
Você entra no blog e, quando menos espera, uma música começa a tocar… Eu sempre tomo um susto danado com isso, principalmente quando estou com fones de ouvido. Na minha opinião, além de deixar o blog muito mais lento, este recurso é bem desagradável.
Pop-up
Esta é outra praga surgida no início da internet e que insiste em sobreviver em plena era da web 2.0. Agora inventaram de colocar uma janelinha para assinarmos o feed antes de lermos o conteúdo do blog. Sinto muito, mas eu não assino feeds de blogs que utilizam este recurso.
Propagandas demais
É tentadora a ideia de que podemos ganhar rios de dinheiro com nossos blogs. Então enchemos eles de propagandas em todos os espaços livres possíveis. O problema é que, além de não ficarmos ricos, nossos blogs ficarão extremamente poluídos.
Ao longo de 2 anos blogando no Informação Virtual, descobri que o retorno é muito maior se os anúncios forem melhores distribuídos no blog e a quantidade de anunciantes for menor. Portanto, se você decidir monetizar seu blog, não entupa-o com tantas propagandas.
Estes foram apenas alguns exemplos de erros que podemos evitar ao criarmos um blog. É importante termos em mente que o foco principal do nosso blog deve ser sempre seu conteúdo, tudo o que for colocado a mais nele será apenas “bijuteria”, que em excesso terá um resultado negativo.
Se você tem mais alguma sugestão sobre este assunto deixe seu comentário neste post.












Bom artigo Rodrigo!
Gostei das dicas…
Abraços
Concordo Rodrigo,
esses recursos, em excesso, prejudicam a navegabilidade no blog/site!
Eu,… quando encontro num site cheio de propaganda… não fico nem 5 segundos
Pois, se é me mostrado mais propaganda que conteudo, deduzo que não tem nada de interessante para eu ver nesse blog/site!
Mas, o pior de todos é o pop-up… nem pouco nem em excesso… para mim não deveria ter no site… é chato ficar fechando essas janleas saltitantes!
Parabens pelo artigo, muito bom!
PS.: Seu projeto BlogoEsfera Brasil está excelente, sempre com conteudo pertinente!
Ricardo´s last blog ..Dicas quentes para você aprender a usar o Joomla!
Sou nova no espaço virtual e tenho um blog de apenas dois meses. Pensei muito na hora de fazer um layout pois, queria que ele fosse visitado por mulheres e homens. Como o nome foi sugestivamente feminino, a visitação masculina foi mt reduzida. Resolvi “enfeitar” . o espaço pois, as mulheres gostam de florzinha coisa e tals. Só depois disso é que tive seguidores. Optei por não ganhar dinheiro com o blog, já q meu objetivo é fazer novas amizades. Mas, ainda estou me inserindo, conhecendo as regras da netetiqueta… Quanto as musiquinhas. I hate. Lá no trabalho todos dao gargalhadas qd aparece uma musiquinha na sala. rsrs
Andreia´s last blog ..A MISSÃO DE CADA SIGNO